Nasci em Nápoles, Itália, filha de pais tchecos refugiados do comunismo. Minha infância se passou na ÁFRICA DO SUL no deserto KALAHARI, na cidade de UPINGTON ao longo do rio ORANGE. Do clima quente e seco de lá, me mudei para SÃO PAULO, BRASIL, que é tropical e úmido.
Em São Paulo estudei na Escola Britânica; comecei Ciências Sociais na PUC mas era muito teórico para mim. Fui direto para Artes Plásticas na FAAP. Não tinha ESTAMPARIA TÊXTIL que eu desejava estudar.
Aos 16 anos veraneando na praia, em um dia de chuva, comecei a desenhar e desenhar, quando minha mãe olhou ela disse: bom para Estamparia em tecido!!!
Acabei a faculdade, casei, tive meus 3 filhos e depois mudamos para Toronto, no Canadá, país multicultural e frio.
Lá fiz Terapia Artística Antroposófica. Entrei em contato com a facilitadora como mensageira para uma amiga e acabei encontrando a profundidade maior e significado e clareza para minha própria biografia. Com os filhos crescendo e saindo de casa, era hora para decidir local de aposentadoria: era Florianópolis (Brasil).
Em Florianópolis continuei o curso de Terapia Artística Antroposófica em português. Durante o curso voltou meu sonho da adolescência: FAZER DESENHOS PARA TECIDO!
Tive mais sorte desta vez, tinha muitos cursos de Design de Superfície nessa época! MAS….TUDO DIGITALIZADO…..e isto não combinava muito comigo!
A Terapia Artística surgiu na minha vida através de uma amiga me visitando em Toronto, quando eu atendi seu pedido para falar com a terapeuta pioneira na cidade: Regine Kurek, para pedi-la que fosse para o Brasil dar aula de escultura com visão Antroposófica.
- Guiar os interessados que procuram conhecer seu destino a resgatar e organizar os fatos de sua historia de vida.
- Escolher símbolos da vida e desenhá-los.
- Estampa-los em tecido ou outro material.